Heitor Villa Lobos e o Canto Orfeônico: um projeto para a reestruturação da memória nacional (Portuguese Edition) por Malu Marzagão

Heitor Villa Lobos e o Canto Orfeônico: um projeto para a reestruturação da memória nacional (Portuguese Edition) por Malu Marzagão

Titulo del libro : Heitor Villa Lobos e o Canto Orfeônico: um projeto para a reestruturação da memória nacional (Portuguese Edition)
Fecha de lanzamiento : May 8, 2018
Autor : Malu Marzagão
Número de páginas : 81

Obtenga el libro de Heitor Villa Lobos e o Canto Orfeônico: um projeto para a reestruturação da memória nacional (Portuguese Edition) de Malu Marzagão en formato PDF o EPUB. Puedes leer cualquier libro en línea o guardarlo en tus dispositivos. Cualquier libro está disponible para descargar sin necesidad de gastar dinero.

Malu Marzagão con Heitor Villa Lobos e o Canto Orfeônico: um projeto para a reestruturação da memória nacional (Portuguese Edition)

O canto orfeônico de Heitor Villa Lobos foi mais do que apenas um projeto de educação musical: foi também um elemento emblemático do contexto histórico que fomentou a formação da identidade nacional brasileira. A linguagem musical desempenhou um papel importante na formação das identidades nacionais em geral, no mundo todo. E não só através dos hinos nacionais oficiais e das canções populares. A aproximação de Villa Lobos das políticas educacionais está atrelada à sua posição nacionalista; os objetivos estéticos de Villa se alinham ás suas atividades como educador. Nas concentrações orfeônicas, os laços de solidariedade eram reforçados através da vivência musical: as ondas sonoras que ressoavam, não só nos corpos daqueles que participam, mas em todo o ambiente, condiziam, intuitivamente, os sujeitos a experimentarem uma concentração coletiva, assim realizando uma espécie de comunhão ritual em nome de uma nova identidade brasileira, cuja forma era articulada entre artistas e governo.